sábado, 25 de outubro de 2008

Curso de Línguas e Literatura - Julho a Novembro de 2008

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA JALDYR BHERING FAUSTINO DA SILVA

REPRESENTANDO A MÚSICA

1- IDENTIFICAÇÃO:

Tema: Música e expressão

Professora: Marta Inês Maldaner Rinaldi

Data de realização: Julho à Agosto de 2008

Município de São Miguel do Oeste – SC

Disciplina: Inglês

Público: 8ª série e 2º ano

Problematização:

As aulas de inglês têm grande influência na formação pessoal dos alunos, os quais não as vêem com a devida importância. Sabe-se que eles nem sempre demonstram interesse pelas aulas e estas muitas vezes não são entendidas. Tem-se como alternativa de atividade em sala de aula a música inglesa, porém ainda é recebida como “matação”. Os adolescentes convivem com a música estrangeira, porém não buscam sua compreensão e interpretação. Percebido o problema, busca-se uma solução ou um meio de amenizá-lo.

Objetivos:

* Despertar o interesse pelas aulas de inglês para trazer à tona a importância da língua.
* Trabalhar a música como opção para vivenciar a cultura estrangeira.
* Conscientizar sobre a importância da música para aprender uma língua estrangeira.
* Trabalhar a expressão para representação e entendimento do significado da letra da música.

Ações:

* Formação de grupos de acordo com afinidades;
* Seleção de músicas pelos grupos, com ressalvas (moral, letra abusiva, manifestações discriminatórias, violência, etc.)
* Compreensão e análise da letra musical por meio da tradução;
* Esquematização da apresentação do trabalho em sala de aula;
* Filmagem de cenas representativas, a critério do grupo;
* Tratamento e finalização das imagens com análise e feedback da professora;
* Encaminhamento dos vídeos via e-mail, ou CD;
* Apresentação final dos Clipes Musicais.

Meios:

Internet, CDs, dicionários, câmeras digitais, filmadoras, multimídia.

Avaliação:

* Tradução da letra;
* Criatividade;
* Representação da música;
* Trabalho em equipe.

EIS ALGUNS RESULTADOS: